Jesus Teixeira da Costa – Há controvérsias…

Há Controvérsias…

não para mim,valeu Jesus Teixeira da Costa

É por causa de política mesmo que Guaianases é extremamente controverso. Os politiqueiros em geral, sempre estão levantando questão sobre qualquer figura política local. Aproveitando os muitos preconceitos da população.E alguns políticos também usam esta arma aqui, aderindo aos boatos e aumentando-os.
Estive pensando em um homem diferente.Uma figura muito conhecida aqui em Guaianases. O senhor Jesus Teixeira da Costa. Aquele mesmo, que dá nome ao Hospital Geral de Guaianases e tem um busto na praça central, perto da Biblioteca…Isto se não retiraram de novo.
Não conheci seu Jesus pessoalmente, só de ouvi falar e,confesso que no meio em que circulo os comentários não são muito elogiosos.Assim, nunca parei para pensar neste homem. Confesso,de novo, que a poucos dias as coisas mudaram. Neste dia, meu pai, falava mais que o homem da cobra dentro de casa enquanto eu tentava ler meu Luiz Fernando Veríssimo.Como não conseguia concentrar-me, acabei ouvindo parte do que ele dizia e, era elogioso. Percebi que se tratava de Jesus Teixeira da Costa.
Passei a prestar atenção. Foi assim que descobri que e vivia para cima e para baixo, trazendo tudo quanto é gente para conhecer os problemas de nosso bairro.Que não podia ver uma ponte quebrada, uma rua alagada ou um entulho esquecido, que este homem saía atrás de quem pudesse atendê-lo e que em muitas vezes obteve sucesso.Então saí procurando dados sobre e esta figura, que patrocinava times de futebol e de bocha e ainda tinha tempo para trocar idéia com a população. Descobri até que ele conversava com meu avó e seu Noé na Rua da Biquinha – eles eram marreteiros ali – e que nunca deixava de falar com quem quer que fosse quando encontrava-se na presença de alguma autoridade.
Trabalhava por nosso bairro e chegou a tentar representar-nos nas grandes Casas, não conseguindo eleger-se – provavelmente pela ingratidão de nosso povo – ex combatente, Jesus Teixeira da Costa nunca perdeu o animo e até seus últimos dias,preocupava-se com este bairro.Tinha por amigo o Professor Martins e era extremamente reservado, mantendo sua vida pessoal longe de sua figura pública. Em minhas pesquisas para este “post” conversei com alguns moradores antigos de Guanases, que confirmaram estas informações. Seu Xavier – conhecido aqui como Xavier da 68º- e um dos que confirmam a postura digna de Jesus Teixeira da Costa, com que manteve conhecimento e de quem sente saudades.
Por ser uma pessoa reservada, Jesus Teixeira da Costa não deixa registro público de sua vida pessoal. Assim, o máximo que consegui chegar foi que teve um matrimônio longo e feliz com a Professora Araci Zebral Teixeira e teve 9 filhos, que obviamente viviam a margem de sua vida pública.

Confesso que analisando estes fatos, cheguei a conclusão que ele merecia figurar neste espaço, mesmo não sendo tão anônimo assim, embora muitos o veja hoje apenas como o patrono do Hospital Geral e da Praça Jesus Teixeira da Costa, onde seu busto foi incinerado de forma desrespeitosa.
Mesmo sendo uma figura tão controversa – e se não fosse isto não seria Guaianases – resolvi assumir as responsabilidades de postar esta homenagem a este homem forte que tanto fez por nós.
Aqui vai meu o meu muito obrigada.

E como não posso agradecer a ele, agradeço aos seus, que com certeza sofrem com o esquecimento deste ente por parte do povo que ele, muitas vezes preferiu servir a dar maior atenção aqueles que realmente o amava: seus filhos.Meu obrigada vai para a família Teixeira da Costa.

Elisabeth Lorena

Anúncios

Sobre Elisabeth Lorena

Uma mulher, comum.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Jesus Teixeira da Costa – Há controvérsias…

  1. Eudes Cobra disse:

    Controvérsia criada por seus herdeiros e por algumas pessoas que teimam em fazer política com o nome alheio.
    Jesus Teixeira da Costa teve grande importância para Guaianases, como teve também, Paulo Afonso, José Olimpio Moraes, Dona Deja e Dona Rosa.
    Além de outros
    Eudes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s